quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Aviso

Devido a alguns problemas de ordem pessoal o blog vai ficar sem atualização por um tempo. Mas assim que possível voltarão as novas postagem.

Update: estou de volta ao blog, continuarei traduzindo e dividindo os materiais que possuo, mas a frequência das postagens será mais reduzida, com publicações na medida do possível,mas espero que possa ser útil àquelas(es) que, assim como eu, se interessam pelo assunto.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Corset nos filmes - Moulin Rouge

Famoso "vestido" vermelho, sendo um corset Elisabetano enganchado na saia

Christian é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec, que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine, a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.

Fonte: Adorocinema

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Capítulo I - Ferramentas e Materiais para a construção do corset - parte 3

Parte 3 - Ferragens e Plásticos:

Ao contrário de muitas roupas o corset têm várias partes que não são feitas de tecido, como:

  • busks.
  • rebites e ilhoses;
  • lacing bones;
  • barbatanas plásticas;
  • barbatanas de metal.

Fivelas e anéis de metal podem ser encontrados em alguns corset também mas não serão discutidos porque não são regra.

1 - Busk:
Atualmente é mais do que apenas uma faixa usada para esticar a frente do corset, e assim tem sido desde a metade de 1800. Vitoriano ou Eduardiano, o corset terá um busk. O busk original era de única peça envolvida no centro da frente do corset e adicionava apoio mais rígido apenas - não era capar de abrir ou fechar o corset.

O fecho busk é formado por duas peças que ajuda o usuário a vestir ou tirar o corset sem ajuda assim como adiciona suporte. Há dois lados e todos os fechos são feitos de metal. Um lado é uma sequência de alças em uma borda e o outro é uma faixa de metal com pinos que coincidem com a posição das alças. Quando ambas as partes são colocadas juntas elas atuam como o colchete e a alça.

A outra vantagem do busk é que ele não permite nenhuma abertura entre os pontos enganchados. Pense em uma blusa muito colada e como ela pode abrir entre os botões na frente. Isso é uma impossibilidade com o busk pois a base de aço não cede de modo a permitir a abertura. Apesar deste busk seja flexível suficiente para ser confortável quando se está sentado e a permitir algum movimento na cintura. Podem ter qualquer medida de cerca de 15cm a 45cm, mas o de 30cm é o mais comumente utilizado em corpo inteiro dos Vitorianos e da Guerra Civil. Como todo o restante - todos os busks não são iguais. Pode-se encontrar um mais estreito em mais de um fornecedor pois há busks no mercado que são facilmente dobrados para fora. Compare e então decida a sua fonte.

Nota: eles podem parecer idênticos, mas quando flexionados alguns podem permanecer dobrados enquanto outros voltam a ficar retos.

Há três estilos de fecho busk:;

  • largo;
  • fino;
  • colher.


O mais comum e menos caro é o fino. Cada parte tem cerca de 13mm de largura e são brancos. Eles são bastante flexíveis.

Busks largos são de aço inoxidável e prata. Cada lado tem cerca de 25mm de largura e fechado fica com cerca de 50mm. Oferece suporte mais substancial para mulheres de busto farto. Eles são menos flexíveis que o básico fino.

O último e mais caro busk é também feito de aço inoxidável e é chamado colher por sua forma similar. A concha da colher fica sobre a protuberância da barriga e a fina entre os seios. Os busk de colher são historicamente precisos em um curte período no final de 1800. Eles não são comumente usados nem produzidos em massa  e como resultado são bastante caros. Eles são os menos flexíveis e na verdade tendem a ser um pouco frágeis, o que faz deles a pior escolha para tight lacing. Se você usa um para um projeto de tight lacing, assegure a adição de suporte atrás dele adicionando uma barbatana em cada lado.

Mais e mais modas de passarela estão apresentando roupas de noite à base do corset que inclui um fecho busk. O busk fino é o mais comum para a moda contemporânea.

2 - Ilhoses:
Com a amarração são a melhor forma de fechar o corset ou corpete, como zíperes têm dificuldade de resistir à pressão e são, portanto, altíssimo risco. Se decidir usar um zíper ele deve ser forte e deve ser auxiliado com fivelas e ganchos. Deve ser preso com arruelas para evitar que saltem do tecido durante o processo de amarração.

Sempre teste alguns ilhoses no mesmo número de camadas do mesmo tecido que o seu corset será feito para ver como ele se comporta.

Podem ser feitos de lata, níquel ou alumínio. Alumínio tem a vantagem de não enferrujar quando exposto à transpiração. Lata tende a ficar verde e áspero, e níquel pode causar reações alérgicas ao usuário.

O tamanho depende da escolha. O mais comum é o #0, que corresponde a um furo final de 6mm de diâmetro.

3 - Lacing Bone:

É um produto raro e dificilmente encontrado em corsets tradicionais de qualquer período. Fica posicionado na abertura das costas, perto das extremidades. Os ilhoses se prendem à estrutura de metal coberta pela camada de tecido, não suportando a pressão local. Apesar de ser forte, deve ser flexível o suficiente para moldar à curva natural das costas. Não é visível por fora já que é coberto pelo tecido.

4 - Barbatanas:
Originalmente eram feitas de barbatana de baleia, junco ou ferro que enferrujava. Hoje há três tipos básicos de barbatana e cada tipo pode ser feito em partes. São alternativas modernas:

  • plástico - sólido e tecido;
  • aço espiralado;
  • aço plano (flat).

Barbatana de plástico é a forma mais simples de desossa de usar. Há alguns tipos diferentes e várias marcas. Plástico tecido podem ser identificado facilmente porque tem várias ranhuras de plástico tubular fino que são tecidos juntos com um fino fio. O plástico tecido não é apropriado para a confecção de corsets porque não dá sustentação ao corpo. A desossa é de barbatanas de plástico sólido, e ainda muitos desses não são resistentes o suficiente para a construção de corset. Sempre teste a barbatana de plástico antes de usá-la se ela deforma facilmente ou mantém sua forma retornando a ser reta. Não é desejável que ela se deforme no corset. Ainda deve verificar se ela se entorta quando próxima ao calor do ferro. Algumas barbatanas se retorcem como saca-rolhas quando aproximadas de calor e isso pode ser uma grande problema se o corset precisar de uma leve passada para remover amassados.

A barbatana de aço aspiralado as planas são mais populares em corsets. Elas podem ser um desafio para os corsetmakers de primeira mão já que requerem ferramentas e técnicas especiais para corte e acabamento (mas dá pra achar em armarinhos já finalizadas do tamanho que desejar). Tenha em mente o molde que devem caber. Barbatanas muito longas podem ser desconfortáveis.

As espiraladas são as mais confortáveis de todas e de menos suporte do que as planas. São mais utilizadas em corsets Eduardianos ou Vitorianos que têm mais curvas a seguir. A vantagem é que não inibem movimentos.

As planas possuem vários tamanhos e larguras, bem como variedade de espessuras. A espessura é mais importante do que a largura se o que importa é a resistência. São mais resistentes do que a de plástico e a espiralada. Você não deve ser capaz de dobra-la facilmente - flexionar sim, mas não dobrá-la ponta a ponta. Ela pode ainda ser encontrada no metro, mas requere ferramentas especiais. É importante lembrar que como nem todas são iguais, compare-as antes de comprar.

Caso vá cortar sua barbatana, use os terminais em U para o acabamento das pontas. Mesmo um único uso pode resultar em furos no tecido se não forem usados. Sem eles não apenas o tecido estará exposto à ponta bruta do metal mas também a pele.

Barbatana de baleia na verdade não é osso, mas longa cartilagem encontrada na boca de certas baleias. é bastante flexível em todas as direções e bem leve. A barbatana espiralada de hoje é semelhante em mobilidade mas muito mais grossa e pesada. Não são mais encontradas hoje porque já há algum tempo é ilegal fazer produtos derivados de baleia.

Junco pode ser comprado em lojas que vendem produtos para cadeiras artesanais e algumas lojas de artesanato. Algumas pessoas usam fibra de vassoura. Não é recomendado porque consome muito tempo e o junco tende a quebrar com o calor. Uma vez quebrado é difícil de remover da canaleta e farpas podem atravessar o tecido até o usuário.

Estruturação com fibras (cording) é também uma opção, mas despende de muito tempo e o suporte fornecido é leve e não se compara com a desossa, mas é um bom auxiliar. A qualidade da fibra afeta o suporte do corset e além disso pode demorar um longo tempo para secar depois de lavado! Mas a vantagem é que pode ser estruturado em qualquer ângulo, curva ou forma.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Capítulo I - Ferramentas e Materiais para a construção do corset - parte 2

Parte II - Têxteis

Há dois tipos de materiais utilizados na construção do corset: os feitos de fibras de tecido e os que não são. Busks, acessórios e desossas são exemplos dos que não são têxteis e devem ser abordados mais pra frente nessa seção. As próximas páginas serão dedicadas aos materiais que são de fibras têxteis.

Esses materiais são:
  • tecido;
  • canaletas;
  • tiras de viés ou amarras e fita de gorgurão; 
  • fita de sarja;
  • cadarços;
  • fios de amarração;
  • entretela

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Capítulo I - Ferramentas e Materiais para a construção do corset

Nossa discussão não inclui máquinas, apenas ferramentas manuais. Quantas ferramentas você teré em seu kit de costura dependerá de que você costura mais frequentemente. A maioria de nós tem dedais, agulhas de mão, fita-métrica, carretilhas, cortador de tecido e tesoura - o básico. Para construir um corset você irá precisar de tudo isso e um pouco mais. Para aqueles que são novos na costura iremos começar com as ferramentas básicas listadas abaixo, depois expanda essa lista e adicione algumas novas. Detalhes de como exatamente essas ferramentas são usadas serão dados em outros capítulos. Esta lista dará a você uma ideia de quais ferramentas você necessita adquirir.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Prefácio - O básico da construção de corsets

Este livro foi escrito para explicar em detalhada ilustração o processo de confecção de um corset. Foi escrito para aquelas pessoas que nunca fizeram um corset mas tem conhecimentos básicos de costura - você pode costurar uma linha reta. Costurar um corset não é bastante preciso, o processo é mais complexo do que apenas costurar. Você tem que saber como trabalhar com tesouras de estanho, alicates e martelos (ferramentas não usualmente usadas em projetos de costura). Esse livro irá introduzir você a todos esses instrumentos e suas aplicações na confecção de um corset. O estilo Vitoriano é utilizado para demonstrar a maioria das técnicas, mas isso não significa que elas apenas podem ser utilizado em corsets deste estilo. As técnicas esboçadas aqui podem ser aplicadas a corsets de praticamente todos os períodos, assim como corpetes de vestidos de noiva ou de festa e até mesmo em vestes masculinas. Considere usar o que você aprendeu aqui em seu próprios projetos que requeiram estrutura.