1 - O Corpo de Osso de Baleia
A suave, fluida linha do período medieval seguiu a figura natural; a forma não artificial foi dada ao corpo. É claro que é bastante provável que cerca de meados do século XIV, quando as roupas começaram a moldar a figura, a mulher mais velha que perdeu a forma, ou a mulher que nunca teve uma, usava sua roupa de baixo de material mais firme e amarrava-a de forma mais apertada. e quando no século XV a cintura se tornou mais alta e fina uma faixa extra de material duro pode ter ajudado a torná-la "pequena no meio"; mas isso é improvável que qualquer reforço artificial foi incluído. Como uma roupa íntima foi chamada um "cotte", uma precipitada palavra francesa para qualquer peça de vestuário justa - vários nomes para vestimentas eram derivados disso, e.g. petticoat, waiscoat, etc. A palavra "corset" quando encontrada em em textos medievais refere-se a outro vestuário e não era usada como na atual aplicação.
Na metade do século XV a longilínea linha inspiradora medieval se esticou ao máximo de seu limite, e.g. por meio de hennins, sapatos de bico fino etc., até finalmente a reação em conjunto para o fim do século para as roupas masculinas e femininas começarem a assumir uma nova, ampla, reta silhueta. Essa silhueta era muito influenciada pelo estilo Renascentista que foi lentamente espalhando em direção ao norte. A grande descoberta da indústria da seda na Itália e Espanha fizera ricas sedas, brocados, damascos, veludos etc., materiais elegantes, e sua rigidez, peso e padrões elaborados exigiram um tratamento mais sério que o utilizado para os mais finos materiais de lã mais comumente utilizados anteriormente. O novo estilo dos vestidos veio do sul, então não é surpresa que a Itália é comumente creditada com a invenção do busk o primeiro suporte artificial para o corpo, e Espanha a saia de aro, o primeiro auxílio artificial para a sai. É dito que Catarina de Aragão levou essa moda para a Inglaterra, enquanto as guerras italianas do Rei Francês Charles IX e Luís XII levaram-na para a França; elas provavelmente iriam de qualquer forma.
Quando na Inglaterra e França do começo do século XVI a separação entre corpo e saia se tornou moda, foi possível fazer o corpo mais firme e apertado e a saia mais cheia. A fim de manter o corpo mais reto e apertado uma pesada roupa de baixo foi agora usada, e quanto a isso a mulher estava imitando o homem, que na época medieval usara uma peça por baixo do seu vestuário; isso é conhecido por vários nomes - cotte, fraldão, gibão, pourpoint etc. - e no século XVI ele começou a ser chamado de colete.
Esse colete era feito de duas ou mais camadas de linho pesado, costuradas junto e muitas vezes preenchidas, e comumente com um curto baste provido com ilhoses para passar a amarração; no final do século XV a moda era usar a roupa externa aberta, e consequentemente a parte da frente do colete começou a ser ricamente bordada e enfeitada com joias, amarrado nas laterais, ou, se amarrado ou preso na frente, uma peça decorativa extra era usada para esconder essas amarrações: esse era o "corpete" ou "placa". Quando a mulher começava a usar essa vestimenta eles a chamavam de "par de corpos", algumas vezes apenas "corpo", embora "corpo" era mais comumente usado para a parte superior do manto externo. O francês usou o mesmo nome corps para ambas partes superior e inferior do corset, e isso era sempre no singular.
A originária forma de corset era provavelmente de uma forma muito simples; deve ter sido feita de duas partes de linho (algumas vezes enrijecida com cola), costuradas juntas e moldada para a cintura nas laterais. Para manter a parte da frente realmente rígida um "busk" era adicionado. Essa era uma peça de madeira, chifre, osso de baleia, metal ou marfim, normalmente largo em cima e afinando em direção ao ponto, frequentemente decorado de forma bela; era inserido entre as camadas de linho da parte dianteira do corpo e amarrado ali por um laço. O busk podia ser facilmente removido, e o laço do busk era frequentemente usado pelos galãs do período amarrado em volta do braço, ou na banda do chapéu, como um sinal de favor de suas damas. Na segunda metade do século, o par de corpos foi ainda mais reforçado pela adição de barbatanas de baleia aos seus lados e costas; a amarração lateral do período inicial foi mudada mais convenientemente para o centro das costas ou da abertura da frente. Quando aumentar a abertura na frente se tornou moda, o corpete foi adicionado para disfarçar a amarração na frente.
No século seguinte o "par de corpos" foi chamado de "par de estados", um nome que foi utilizado até o século presente (XX) para se referir qualquer corpete inferior com suportes artificiais. Na Inglaterra, a palavra corset pode ocasionalmente ser vista desde o século XVII em diante, mas é sempre usada no plural, ou "par de estados". França manteve a antiga forma corps até o final do século XVIII; depois disso, corset, sempre no singular, é usado.
A moda no começo do século XVII era muito semelhante em forma àquelas que eram usada no final do século anterior. A linha do pescoço se tornou mais baixa na frente e por volta de 1620, depois que a saia de aro foi finalmente descartada, o corpo do adulto foi usado muito mais curto. A forma seguiu a forma da cintura da moda mas manteve o longo corpete no centro da frente, e o basco foi substituído por longas guias laterais, para que as saias cheias continuassem amarradas. Nos retratos dos períodos dessas formas, cobertos com ricos materiais, pode se facilmente ver que era usado embaixo do longo, aberto manto. Um curto corpete, com guias, como os gibões masculinos do mesmo período, apareceram por volta de 1630, e foram usados através do meio do século XVII, e pela burguesia e classes mais baixas muito tempo após a mulher da moda tê-la descartado; isso foi tanto desossada ou usada sobre um par de estados separado.
Durante o século XVIII uma silhueta mais suave a arredondada foi gradualmente inserida; o duro, modelado brocado e veludo foram substituídos por materiais mais simples. Deve ser lembrado que as melhores sedas, veludos, brocados, rendas etc., ainda vieram da Itália. Na Inglaterra a guerra civil e a chegada ao poder do regime Puritano pôs um fim à extravagância na vestimenta; na França a importação do mercado estrangeiro tinha atingido tal escala que éditos tinham que ser passados proibindo o uso de tais bens, com o resultado que a seda produzida internamente na França, simples em design e inferior na qualidade, era usada e criou uma nova moda.
No final dos anos 30 a mulher inglesa da moda favoreceu um estilo de vestido muito simples; tinha uma gola muito baixa e um corpo de cintura curto, sem guias, saias cheias, e longas e caídas mangas. Como toda a silhueta se tornou mais longa e reta permanece quase desaparecido e, de fato, tornou-se incorporado no próprio crescimento, o corpo que era agora montado em um molde, revestido de barbatana de baleia. Nos anos quarenta a cintura começou a descer de novo, mas o simples estilo de crescer permaneceu na moda, o corpo sendo ainda na moda das pesadas barbatanas, permanecendo assim como base. Corpos desossados semelhantes era também usados no Continente.
Alças de ombro são uma parte essencial dos corpos de osso de baleia, o corpo rígido que não é moldado para os seios, consequentemente as alças são necessárias para segurar o corpo no lugar e levantar os seios. Todo o século XVI as alças estavam bem nos ombros, mas durante o século XVII elas gradualmente desceram até a parte superior dos braços, e por volta da metade do século estavam logo depois dos ombros, do outro lado da parte superior dos braços, produzindo uma linha de pescoço oval típica do período.
É lamentável que poucas vestes de qualquer desses períodos tenham restado. A espécime mais antiga de estado são as de ferro, datadas do fim do século XVI e início do século XVII. Eles são geralmente feitos de quatro placas de ferro, decoradas com furos ornamentais, articuladas nas laterais e no centro da frente, e geralmente têm abertura no centro das costas. Elas parecem ter tido antigamente um acolchoamento. Como textos contemporâneos comumente se referem apenas aos corpos de ossos de baleia, os de ferro são agora considerados aparelhos ortopédicos. Eles são belamente projetados e muito elegantes em sua forma.
* Quando se refere a desossa e corpos desossados significa estruturas com reforço de sustentação e compressão, geralmente feitos a partir de ossos de animais.
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