Peça vintage estruturada com fibra que serviu de vaga inspiração, infelizmente não é a minha peça, mas quem sabe um dia chego lá, rs. |
Usando esta técnica como inspiração resolvi me arriscar. Ao invés de utilizar entretela para deixar a peça mais resistente, em algumas áreas utilizei a fibra. Como não tinha outras fibras à mão acabei utilizando barbante de algodão mesmo.
A primeira coisa que notei foi que, caramba, dá trabalho! Para ficar bonito as canaletas têm que ficar uniformes e devem corresponder à largura da fibra, mas sem ficar tão grossa nem tão fina. Além disso tem que passar a fibra por cada espacinho. Portanto não é algo a ser feito quando se tem pressa ou mesmo quando falta paciência para isso.
No entanto o resultado é surpreendente. A peça fica muito mais resistente, não cede sob pressão e fica bem bonito, dá um destaque e um ar de trabalhado. Isso sem falar que me surpreendeu como ficou leve, na verdade o peso aumentou muito pouco enquanto na verdade eu esperava que ficaria muito mais pesado. Contudo como fica grosso o acabamento é um pouco mais turbulento (salvo se, a contrário do meu caso que costurei o forro junto, usar um tecido intermediário e colocar o forro depois). Mas não me arrependo, mesmo o acabamento interno ficou muito bom.
Outra coisa que percebi é que é melhor o seu uso combinado com barbatanas, porque apesar de dar resistência à peça e ajudar na compressão, sem a barbatana a peça não fica tão estruturada, tão armada e fica suscetível a dobrar, enrolar e subir (pelo menos no caso da costura horizontal, não experimentei a vertical para saber). Sem falar que a barbatada dá uma compressão maior e localizada.
detalhe da estruturação com fibra |
vista da peça |
Ainda não terminei a minha peça porque estou aguardando os Correios entregarem as minhas barbatanas. A vista acima é da peça inacabada, faltando fechar as canaletas das barbatanas, inseri-las e dar o acabamento superior e inferior.
Outra coisa que quis experimentar é que ao invés de colocar ilhoses fiz alças de tecido reforçadas para passar o fio. É uma alternativa que dá menos trabalho e é mais resistente do que o ilhós feito à mão, bem como dá uma cara diferente. Depois que finalizar vou postar o resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário