terça-feira, 5 de agosto de 2014

Capítulo I - Ferramentas e Materiais para a construção do corset - parte 2

Parte II - Têxteis

Há dois tipos de materiais utilizados na construção do corset: os feitos de fibras de tecido e os que não são. Busks, acessórios e desossas são exemplos dos que não são têxteis e devem ser abordados mais pra frente nessa seção. As próximas páginas serão dedicadas aos materiais que são de fibras têxteis.

Esses materiais são:
  • tecido;
  • canaletas;
  • tiras de viés ou amarras e fita de gorgurão; 
  • fita de sarja;
  • cadarços;
  • fios de amarração;
  • entretela
1 - Tecido
Todos somos familiarizados com tecidos e você pode facilmente identificar as diferenças entre cetim e jeans, mas há chance de nunca ter visto countil. Poucos tecidos têm as características do coutil, e poucos são adequados para a base do corset. 

Coutil pode ser brocado (com desenhos em relevo, como aquelas de sofá), acetinado ou trama espinha de peixe (aquela trama em formato de V, como o tweed), e algodão ou algodão/viscose são as fibras mais comumente satisfatórias. Poliéster é difícil de trabalhar e não permite a transpiração adequada - é melhor evitar.

As características mais importantes do countil são:
  • trama firme;
  • baixa inclinação a esticar;
  • acabamento macio;
  • força/resistência.

Tecidos de trama firme são densos por natureza e isso é importante para que a desossa seja menos capaz de abrir buracos no tecido. A desossa em um corset tende a deslocar para cima e para baixo nas canaletas durante o uso se não construir seu corset corretamente. Comece usando um tecido de trama firme.

Pontos decorativos foram tradicionalmente utilizados para ajudar a reforçar essas áreas durante o uso. Sua inserção é um toque muito atraente, mas leva tempo e mais importante, habilidade. A elasticidade do tecido em um corset frustra a finalidade dele, todavia isso ainda vai acontecer com algum grau. Eu tenho visto pessoas sugerirem jeans como alternativa ao countil. Mas - pense sobre entrar em um novo ou recém lavado par de jeans e então pense como eles ficam ao final do dia. Ele terá laceado. Por essa razão jeans não é uma boa escolha a pesar de seu custo parecer mais benéfico. Tecidos de trama firme é menos inclinado a esticar.

Um acabamento macio é importante porque o corset é usado apertado e geralmente diretamente sobre a pele, e um acabamento áspero pode causar aparência grosseira e reentrâncias desconfortáveis em seu corpo sobre toda a área do corset. Portanto, enquanto algumas pessoas dizem que usam lona porque não estica tanta como o jeans - pense novamente sobre fazer isso para alguém como você.

A firmeza do tecido que usa é extremamente importante como técnica para costurar as emendas. Lembre que o corset tem encaixe confortável e você não quer costuras arrebentando ou desfiando. Por essa razão não use veludo ou cetim ao menos que seja countil acetinado. A costura do corset estará sob uma grande pressão, mesmo se o corset não estiver sendo usado para obter redução de medidas.

Nota: há muitos tipos de trama de espinha de peixe e aquelas com as tramas menores são as melhores, tramas densas e com menor inclinação a esticar.
Countil tem sido designado especificamente para a confecção de corset, e embora seu custo seja realmente alto ainda é a melhor escolha. Não conheço nenhum tecido comparável.

2 - Canaletas de Barbatanas:
Canaletas são usadas na construção de todo corset. Há quatro métodos de fazer as canaletas:
  • usando duas camadas de tecido (A);
  • usando as sobras da costura (B);
  • usando uma fita de revestimento manufaturada para este propósito e costurando suas extremidades dentro do corset. Estas fitas também podem ser costuradas do lado de fora e podem fazer parte do design, particularmente se usada em cor contrastante (C);
  • usando um viés de tecido sobre a costura (isso ajuda ainda a evitar que a costura abra, criando um belo acabamento enquanto faz a desossa (D).
As canaletas devem ser feitas de tecido resistente. Se quiser usar fitas de cetim como design, considere como um aplique, utilizando sobre a canaleta. As capas manufaturadas parecem ser à base de algodão ou rayon mas são na verdade um tubo achatado no qual se deslisa a barbatana. Barbatanas não devem ser inseridas na canaleta até que ela esteja costurada na peça. Se olhar bem as capas manufaturadas você verá a área em que você deve costurar. Evite costurar fora dessa área pois terá dificuldade de inserir a desossa depois.

A capa em fita é disponível em quatro tamanhos e em duas cores apenas - preto e branco (ocasionalmente em nude). As que contenham fibras naturais são fáceis de tingir. Fitas de sarja não são adequadas para canaletas porque são muito fracas. Fitas da Prússia embora sejam adequadas são difíceis de encontrar. Elas se parecem com fitas de algodão mas percebe-se sua diferença no tato. Possui uma trama muito mais densa e forte, e tende a ser feita de poliéster. 

3 - Viés:
Viés tem a habilidade de seguir uma curva sem deformar, dobrar ou puxar porque o corte permite um sutil alongamento e moldagem. Isso não pode ser obtido de um corte em fio reto. Viés pode ser comprado na maioria das lojas de armarinho mas fazendo o seu próprio com tecido coordenado ou contrastante dá uma aparência mais profissional.

4 - Fita de Gorgurão:
Para finalizar as extremidades a fita de gorgurão deve ser capaz de atender a curvas da mesma maneira que o viés - esticando e curvando sem deformar ou puxar. A fibra da fita deve ser natural; poliéster não permite esticar e curvar o necessário. Algodão e algodão/viscose tende a trabalhar bem e pode ser tingido. A borda não deve ser ser suave mas acidentada pois a orla suave limita o comprimento da aresta e não permite o esticamento necessário quando se contorna uma curva. Podem ainda ser usadas como faixa de reforço de cintura no corset.

5 - Fita tecida:
Enquanto não são adequadas para as canaletas, são adequadas para a faixa de cintura. A fita tecida deve ser de poliéster pois este é menos inclinado a esticar. Não deve ser usada para acabamento das extremidade superior nem inferior.

6 - Cordão
O uso de cordão na parte de cima do corset é para garantir a firmeza no topo, diminuindo o risco de que o seio escape. Torna mais seguro para mulher de qualquer tamanho. Um fio trançado, fita estreita ou outro fio pode também ser usado. Essa corda deve ser fina para caber no espaço da aba de cima, e para permitir que seja dobrado discretamente para dentro quando o corset estiver sendo usado. Um passa-fitas também pode ser usado com uma fita. Esse processo faz o serviço e ainda torna mais atrativo.

7 - Amarração:
Geralmente é localizada na abertura de trás. A fibra do fio pode ser qualquer uma, mas poliéster é mais resistente. O fio deve ser tecido ou trançado, mas nunca torcido - portanto não use o fio torcido para amarrar. O fio tecido tende a ser plano e o trançado, redondo. Prefiro o redondo porque nunca parece torcido quando amarrado. Os planos poder torcer durante a amarração e quando não afera a força da amarração afeta a aparência. Fitas também podem ser usadas mas é mais difícil de trabalhar por ser escorregadia e torções durante a amarração são difíceis de controlar. Podem criar um efeito muito bonito se houver ajuda no momento da amarração, quando a aparência for valer o tempo e esforço.

8 - Lacing Bone:
Podem ser costuradas no centro das costas do corset antes dos rebites ou ilhoses. A vantagem é que os ilhoses têm que ser presos por uma máquina então não precisa medir o tamanho do furo ou martelar os acessórios, além de evitar que os ilhoses rasguem ou se soltem e dá maior firmeza e resistência à amarração.

9 - Entretela :
Não é necessariamente item indispensável. Basta uma tira para o centro das costas, onde os ilhoses serão fixados. Fixe-a do avesso antes de fazer os buracos; irá ajudar a manter o tecido ao redor dos buracos, evitando o desfiamento. Isso não é necessário na maioria dos coutil mas é uma boa ideia com a camada externa de tecido. Mantenha a entretela próxima ao limite quando fizer várias camadas de tecido. Você pode também usar a entretela em corsets de camada única para aumentar a estrutura se achar que os ilhoses não irão permanecer firmes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário