terça-feira, 15 de julho de 2014

Molde corset suíço de montaria - 1890


          Esse corset é feito com uma camada de jacquard de seda florido. Tem uma abertura frontal com um fecho busk e amarração nas costas, sustentado cada lado com duas desossas. Duas desossas no centro das costas são de metal plana e extraordinariamente os ilhoses foram colocados muito próximos à borda da peça, o que significa que se forem colocados sob muita pressão correm o risco de soltar ou rasgar.

         Os ilhoses e desossas são todos suportados com uma fina faixa de sarja variando entre 4 cm no centro das costas e 1,5cm na costura das canaletas da desossa. A costura das canaletas é de 1cm e as barbatanas de baleia cabem folgadamente dentro.

           Unidos apenas com uma fita da Índia parte superior e inferior, as bordas são cobertas com uma renda feita à máquina e uma fita de 6mm em azul claro passando por ela. Tem uma faixa de reforço de cintura dentro da peça.

            Esse corset delicado possivelmente era utilizado para cavalgar, mas era mais provável que era para o uso como indumentária. Esse corset é classificado como de cavalgada porque ele é cortado abaixo do busto e logo acima dos quadris, e esse estilo coincide com a mulher se tornando mais ativa e tolerada em vários esportes. Esse corset atraente na verdade dá bem pouco suporte. 





Um comentário: