domingo, 13 de julho de 2014

Algumas imagens de réplicas e molde de casaco

            Infelizmente as roupas são itens cuja durabilidade, embora fosse maior em épocas passadas, não é tamanha que possa resistir a muitos séculos, principalmente se for usada. Além do desgaste natural do uso, o tempo enfraquece a fibra, há a atuação de agentes externos, sem falar que a reviravolta na moda faz com que as roupas antigas sejam consideradas brega e com isso dispensadas. 

      Por isso não há um expressivo número de exemplares originais das peças utilizadas há alguns séculos, na verdade são bastante raros e boa parte se encontra bastante deteriorada. No entanto, com base em arquivos da época, algumas peças que resistiram ao tempo e até mesmo em ilustrações e retratos antigos há pessoas que se empenham em fazer réplicas dessas vestes, primando pelo maior realismo e correspondência com a moda da época possível. Fazem verdadeiras obas de arte, que encantam pela beleza e detalhamento.

      Seguem algumas imagens:

Réplica de vestimenta do século XVII, com parte da frente mais comprida e para fora da saia enquanto a parte de trás fica para dentro, com casaco combinando.
Detalhe para os bordados até nos botões. 





vestido do século XVII, com a linha do ombro baixa, armação de metal e cauda

imagem de armação de metal para saia


réplica de vestido renascentista




Vestido da segunda metade do século XVIII, com a cintura mais alta e menos detalhes

Molde de calça e Casaco século XVIII

Nenhum comentário:

Postar um comentário