terça-feira, 17 de junho de 2014

Como fazer Ilhós à mão

         Seguindo com a onda faça você mesma, ou ainda quero fazer da forma em que era feito há séculos atrás, surge a questão: como faziam para passar o cordão de amarrar já que não existia ilhós? 
          Poderia se pensar em fazer alcinhas de tecido, mas isso comprometeria um pouco a resistência, ainda mais levando-se em conta que o corset era usado muito apertado mesmo! 

         Na verdade o ilhós já existia, já estava lá. Só que não como nós conhecemos. O ancestral do bom e velho ilhós metálico de armarinho que demora poucos minutos para ser fixado no pano e tem grande resistência é um círculo caseado com linha grossa, que provavelmente um único demoraria mais tempo do que fixar uma centena de ilhoses metálicos (ai que preguiça, viva a tecnologia!) e que indiscutivelmente são muito mais resistentes. 

        Pode-se dizer que era um primo das casinhas de botões, mas com diversas camadas de tecido grosso e que deveria ser bem reforçado para suportar a compressão da amarração sem ceder. Seguem as instruções:

"Como fazer ilhós à mão - por Marion McNealy:
 Ferramentas 
• agulha afiada 
• linha grossa de algodão 
• furador (eu recomendo tentar estas técnicas em um pedaço de tecido antes de trabalhar com a sua roupa real, dessa forma você pode obter o tamanho certo testando antes o projeto de ter que passar por muitas horas desmanchando seu trabalho). 

        Depois de ter o tamanho certo do buraco para sua corda/fio/cadarço, eu recomendo começar na parte inferior dos seus buracos. Por que a parte inferior e não no topo? 

    Se você cometer erros ou eles simplesmente não chegam a dar certo, ninguém vai notar se eles geralmente estão na parte inferior, mas o topo é geralmente em um local mais perceptível. Além disso, quando eu inicio um novo projeto, que normalmente me leva cerca de 3 ilhoses antes de começar a ficar bonito, se os feios estão embaixo não vai precisar desmanchá-los e fazer de novo. 

       Você sempre pode remover um orifício feio cortando cuidadosamente o início do arremate usando um abridor de casas, puxando-o para fora, e então re-costura-lo. 

      Aqui estão os passos que eu sigo para fazer ilhós. Por favor, entenda que eu não sou uma especialista em ilhós, este é apenas o que funciona para mim e dá um bom resultado. 

       Preparação: Marque a altura de seus ilhós em seu tecido. Eu gosto de usar um lápis, mas você poderia usar giz ou um marcador lavável. A marca será destruída o fazer o orifício. Pegue o seu furador e empurre a ponta para o meio do ponto marcado até o tamanho do buraco ser um pouco menor do que você quer que seu orifício acabado seja.

      Basta fazer um furo de cada vez. Tomando um pedaço de linha cerca de 18-24 centímetros de comprimento, divida-o ao meio, então você tem duas vertentes. Enfie na agulha. Faça a primeira passagem do lado superior de sua tela, insira a agulha através do furo que acabou de fazer e fure para o lado de trás do tecido e até o lado de cima, puxe-o completamente, mas pegue o fim da linha e mantenha-a com o polegar na parte superior do tecido. 

        Faça um outro ponto da mesma maneira, cutucando a agulha através do orifício, na parte de trás e para a frente, desta vez incluindo o fim da linha, ​​mas mova a agulha cerca de 3-4 sobre tópicos a partir do último ponto e, em seguida, segure o fio de fora para a esquerda. Quando você puxa o fio através desta vez, dê-lhe um bom puxão para a direita, você quer que o ponto seja apertado, e puxe o tecido ao redor do buraco em uma forma arredondada. 

       Segurando o fio para a esquerda como você está enfiando a agulha através, o ponto deve se manter no lugar certo, um ao lado do outro e não apenas acumular na parte superior do ponto anterior. Depois de ter chegado a meio caminho ao redor, enfiar seu furador através do buraco de novo para dar uma volta de novo, isso também resolve os tópicos que você acabou de colocar. Terminar de fazer a primeira passagem, e enfiar o furador através de novo para torná-lo redondo. O objetivo deste primeiro passo é apenas para pegar as bordas cruas e manter o buraco aberto, você só quer ter cerca de 10 pontos ao redor da circunferência do buraco para mantê-la aberta. Isto é o que ele deve ser parecer:


         Fazendo o Segundo Passo:

        Este é um bom ilhós para Espartilho, e outras coisas que precisam ficar sob tensão. Eu trabalho estes da direita para a esquerda em torno do buraco. Vá ao redor do buraco usando o mesmo ponto como para a primeira passagem, mas em vez de inserir a agulha 3-4 tópicos longe do último ponto, agora ele deve ser inserido 1-2 tópicos a partir do último ponto. O objetivo é cobrir a borda do buraco com uma linha acetinada lisa e contínua, livre de amontoados e sem mostrar qualquer do tecido por baixo. Este é o lugar onde segurando seu segmento para a esquerda como você puxa a agulha através torna-se importante, se você não fizer isso, o fio começará a se acumular e você vai ter amontoados. Para amarrar o fio, eu geralmente apenas passo dentro da última laçada, fazendo um nó e passo a linha sob o início dos pontos, por cerca de 5-6 pontos e, em seguida, corte-a com cuidado."


          Essa técnica é mais simples, basta enfiar a agulha dentro do buraco e sair para cima, fazendo todo o contorno sem deixar espaços. Há ainda uma outra técnica, que é a do caseado (é o mesmo ponto de fazer casa em roupas e de contornar aplicações em tecido):

          "Estes ilhós fica bonito e eles são bons e fortes. Eu os uso para os buracos de laço em meus corsets. O caseado sai do lado de fora do orifício, não no interior, e que fecha, devido à maneira como o fio é enrolado. O fio tem que ser puxado da forma correta, de modo que o ponto sai certo, caso contrário, apenas nós em si e não se contém direito. Eu trabalho esses pontos da esquerda para a direita em torno do buraco, em frente ao ilhós insira a agulha no tecido cerca de 0,5 cm do lado de fora do buraco, fure-o e  passe a agulha através do centro do buraco. Tome fim da alça e enrole em torno da agulha, trazendo a linha de volta para a base. Puxe agulha através, em seguida, puxe para baixo a alça no buraco. Uma vez que ele é um pouco apertado, puxar para cima e, em seguida, puxar mais para o ponto estar ao lado do anterior. Para amarrar o fio, eu costumo passar por uma laçada, fazendo um arremate e em seguida passar por baixo dos pontos do início, por cerca de 5-6 pontos e, em seguida, cortá-la com cuidado".


2 comentários: