segunda-feira, 16 de junho de 2014

Como fazer Busk de Madeira


        Quando se fala em busk se pensa em um tipo de fecho feito de metal de resistência maior, permitindo suportar toda a pressão ocasionada pela amarração do corset sem abrir ou se partir. Ele facilita muito vestir o corset, se estiver previamente amarrado se dá em poucos segundos, mas mesmo que não esteja, com a abertura frontal é possível reduzir muito o comprimento das cordas de amarração, o que também torna mais fácil o manuseio no momento de apertar. 

        No entanto na origem do corset ele era fechado na frente, sendo sua abertura unicamente atrás. Apesar disso o busk já estava lá, não como fecho, mas como uma plaquinha de madeira, osso ou marfim que - além de ajudar na compressão do abdome - impedia a curvatura do corpo para a frente, mantendo a postura. Muitas vezes eram verdadeiras obras de arte, entalhados com desenhos e escritos (como pode ser visto na imagem acima), eram presentes comuns de namorados e maridos. O busk agora é mais usado como fecho, mas mantém essa mesma função, já que possui uma base plana e inteiriça de metal que também mantém a postura e impede a curvatura para frente. 


        De toda forma o busk de madeira caiu em desuso. Atualmente quando se faz um corset fechado utiliza-se no lugar uma barbatana metálica plana (flat bone) ou mesmo de plástico - que é flexível e permite maior mobilidade - mas sua durabilidade e resistência são muito maiores.
flat bone são as três da esquerda para a direita, as demais são barbatanas espiral em aço
         No entanto ainda é possível encontrar tutoriais que ensinam a fazer o busk de madeira, seja porque não conseguiu encontrar o de metal ou plástico, não tem dinheiro (infelizmente os suprimentos são caros) ou simplesmente porque gosta e quer fazer da maneira clássica e pronto! Para quem quiser, ou simplesmente achar interessante, fica a instrução traduzida:

"COMO FAZER UM BUSK DE MADEIRA:
         Para fazer um busk, você vai precisar de: 
- uma serra (de preferência uma serra elétrica de fita para madeira, embora um serrote também sirva)
- lápis 
- uma lixadeira elétrica vibratória ou lixa de areia de mão ou plaina elétrica manual, para aplainar e alisar o busk até a espessura desejada 

1) Busks de madeira eram, na época, feitas principalmente de carvalho, freixo e nogueira. Se você for cronologicamente fiel, essas três madeiras são o caminho a percorrer. Das três, eu prefiro o carvalho para ser o mais forte e menos propenso a quebrar. Se você não tem essas madeiras disponíveis, qualquer madeira vai servir. Você ainda pode usar madeira compensada de alta qualidade, o que é extremamente flexível. Basta evitar madeiras macias como o pinho, abeto ou faia, que não são fortes o suficiente. 

2) Faça o molde. Meça o comprimento do busk desejado. Se você estiver fazendo isso para um corset que você já tem, fazça a medição da parte superior central da frente para a ponta inferior, subtraia 1 cm. Se você não tiver certeza, use 30cm como o seu comprimento. 
Em um pedaço de cartolina, papelão ou papel, desenhe uma linha do comprimento de seu busk e nomeie as extremidades A e B. No A final, medir um centímetro de cada lado do busk e marque C e D. Meça em 1 cm a partir do final B da linha, e marque; rotular esse ponto E. Com a régua em ponto E, medir a partir da linha de 1cm de cada lado; marcar os pontos F e G. Ligar os pontos C e D: este é o topo de sua busk. 
Ligue os pontos F, B e G com uma linha curva; este é o ponto inferior arredondada do Busk. Ligue os pontos C e F, e D e G, que são os lados de seu busk. Voilà. Cortar o seu molde

3) Plane o pedaço de madeira usando a lixa de mão ou plaina elétrica, até 9,5 mm de espessura. 

4) Passe o molde para a madeira, com o grão de madeira longitudinalmente. 

5) Corte ao longo do padrão com uma serra de fita ou serrote, ligeiramente para fora da marca de lápis.

6) Lixe as arestas e cantos superiores do busk, usando uma lixa ou uma lixadeira vibratória, até que eles fiquem lisos. Lixe a parte inferior arredondada até que esteja lisa e uniforme. Lixe do lado exterior (isto o lado que está de frente para o espartilho) do busk até que os cantos tenham uma forma arredondada. Finalmente, a lixe a peça toda com lixa 400 para torná-lo agradável e suave. 

7) Faça os furos. Usando uma broca pequena de 6mm, faça dois furos lado a lado 1,5cm a partir do topo. Estes buracos terão um laço amarrando

8) Impermeabilização do busk, usando óleo de linhaça (que é do período) ou algum outro óleo de acabamento. Isto irá selar a madeira, fortalecê-la e torná-la agradável. Será um pouco à prova d'água também. 

Substitutos modernos para busks de madeira e marfim: para aqueles de nós que não têm ferramentas para trabalhar madeira e não têm a fortuna necessária para comprar um busk de marfim, aqui estão algumas alternativas. Se você colocar sua mente para trabalhar você está certo de encontrar algo que irá fazer o truque. Eu até usei uma colher de madeira uma vez - uma medida temporária, mas que fez o trabalho. 
Você pode usar duas peças de barbatana de aço no lugar do busk, costuradas uma ao lado da outra. Eles não fornecem a rigidez da madeira, mas que são razoavelmente firme e sólido. Encontre uma régua de madeira e curve os cantos de fora da extremidade inferior. Mesmo uma régua de metal vai servir, se você cobrir os cantos afiados com fita ou cortá-los. Esta é uma solução rápida - réguas de madeira não são tão fortes mas vai funcionar." 

            Não fiz, mas eis o resultado final da instrução:

Nenhum comentário:

Postar um comentário