segunda-feira, 23 de junho de 2014

Passo a Passo montagem do Corset - parte I

        Nos meus arquivos tenho este tutorial que ensina passo a passo a montar um corset. Está bem fotografado e embora não tenha o molde tem algumas dicas importantes para quem quer se aventurar na costura do corset, mas não sabe por onde começar. Mas o que importa é a técnica, que pode ser utilizada com qualquer molde (aliás o blog tem vários que podem ser encontrados pelos marcadores aqui do lado).

        É bem longo por conta das fotos, por isso vou dividir em duas partes. Segue a primeira:


        Passo 1: O que será necessário:


         Materiais:
- tecido para a parte externa de sua preferência (mas não muito fino ou as barbatanas irão furá-lo, mas caso queira usar algum tecido mais caro e delicado, aconselho a usar 3 camadas, sendo o tecido por fora, uma base de algodão mais resistente, tipo lona ou jeans não muito grosso e o forro).
- tecido para forro de algodão sem elastano, como o tricoline.
- entretela.
- 20 barbatanas espiraladas de aço (tamanho conforme a medida do molde)
- ilhós.
- cordão, fio ou cadarço para amarrar.
- molde do corset.

        Passo 2: Cortando o tecido:


        Antes de cortar o tecido desejado é bom sempre conferir o molde antes, use uma camiseta ou calça jeans velha para montar um protótipo principalmente quando é um molde da internet e não o personalizado. Assim é possível ver se o molde está correto, quais os defeitos e possíveis alterações antes da peça final.

       Também é importante observar se no molde está inclusa a medida da costura como no exemplo acima ou se é preciso deixar esta medida na hora de cortar.

      Outro detalhe importante é observar a direção do fio do tecido no momento de cortar. Geralmente o molde fica perpendicular à ourela do tecido, mas muitos moldes apresentam uma seta que indica a direção em que o fio do tecido deve ficar. Se não for observado a tensão do tecido pode ficar no sentido errado, influenciando nas medidas e quanto terminada a peça pode  incomodar (é como no caso de algumas calças jeans em que a perna fica girando e repuxando, é por conta disso).

        Quem quer um corset mais firme e resistente é importante passar entretela nas partes, assim além de sua durabilidade ser maior, sua resistência e tensão também serão. Caso o tecido de fora seja mais fino, é indispensável a entretela, inclusive para evitar que desfie.

         Passo 3: Costurando as partes


        Geralmente o corset é dividido em bastante gomos. Isso permite fazer uma cintura mais fina e deixa a peça mais arredondada. Dependendo do molde pode ter mais ou menos gomos, o que influencia inclusive no número de barbatanas. 

       Cada parte tem seu lugar e na hora da costura, se não tiver cuidado elas podem sair de ordem e causar uma confusão. Por isso é importante manter o ambiente de costura organizado e marcar no avesso de cada peça uma numeração para saber seu lugar, bem como qual lado se encaixa em qual peça. 



         Cuidado no momento da costura, a parte exterior e o forro devem se encaixar da maneira correta, costura com costura. Por isso é bom sempre ir conferindo à medida em que costura.



         Como a parte da cintura é mais fina e forma uma curva na costura, para que a volta fique certa, sem repuxados é importante fazer pequenos cortes na aba que fica da costura. Mas cuidado para não cortar a chegar muito perto e cortar a costura! 

        Faça o mesmo com o forro.


          Passe o ferro para deixar as abas assentadas e acabar com eventuais amassados que podem influenciar na hora de costurar as canaletas.. 


         Una a frente e o forro direito com direito e costure as extremidades (laterais). Vire a peça do direito. Nas fotos que encontrei não fizeram isso, mas eu aconselho a alinhavar a peça em cima das costuras que unem as partes. Assim o trabalho fica mais bem feito, já que a correspondência das costuras vai ficar exatamente igual.

         Passo 4: Fazendo as Canaletas:


           Passe a costura em cima da união das partes. Meça a largura da barbatana e adicione de 3 a 5mm de cada lado. Faça uma segunda costura à direita e outra à esquerda da união usando essa medida. Essa é a canaleta ou vala em que ficarão as barbatanas.


         Ao final, cada junção das partes vai ter formado duas canaletas paralelas:   



         Passo 5: Cortando as linhas e acertando o tecido: 


         Cuidado neste momento para não se empolgar e deformar a peça. Só retire as linhas ou eventuais desfiados e pontinhas de tecido que ficaram para fora, mas sempre levando em conta o formato da peça e o molde.

         Passo 6: Cortando o acabamento de cima:


        Há várias formas de se fazer o acabamento. Pessoalmente, gosto de colocar viés de cetim nas extremidades porque acho que destaca a peça. Mas se quiser um acabamento mais discreto, mais clean ou mesmo se quiser colocar uma renda nas bordas este acabamento é o mais indicado.

         Coloque a peça aberta e esticada em cima do tecido de forro, trace o formato da parte superior e recorte.


          Remova o corset e siga o contorno de cima cerca de 4 ou 5 cm abaixo, fazendo uma tira desta forma:


         Faça o mesmo com a parte de baixo do corset.

2 comentários: