quinta-feira, 10 de julho de 2014

Capítulo II - 1670 até o final do Século XVIII

1 - Os Corpos

       O que geralmente é mencionado como corsets do século XVIII são os corpos que têm sua origem nas formas estruturadas da metade do século XVII. Essa forma atingiu a cintura cerca de 1650 e continuou a descer. Isso foi alcançado através de um alongamento das partes do centro da frente e das costas; os lados, também, estendidos para baixo sobre os quadris, onde eles eram abertos até a linha da cintura e então criadas abas que se estendiam para fora para permitir o arredondamento dos quadris; a barbatana de baleia contendo as abas o que impedia de atravessar o corpo na cintura. O corpo agora tinha adquirido costuras na parte da frente que partiram da cava, na diagonal quase até o ponto do busk, e atrás da cava quase até o centro das costas na linha da cintura; a barbatana de baleia era inserida diretamente abaixo do braço, mas espalhada para seguir as costuras do lado da frente e do lado de trás. Este arranjo deu uma forma mais arredondada e consequentemente uma aparência mais esbelta ao corpo, que desde o largo decote oval parecia um formato cônico para baixo. A costura do centro da frente era geralmente curvada e o busk seguia essa forma. A base do corpo era feita de duas camadas de tecido de linho pesado, ou lona, geralmente estruturado com cola ou grude, as barbatanas inseridas entre eram mantidas na posição por canaletas costuradas. Geralmente amarrado no centro das costas, mas algumas vezes na frente. Ou era totalmente desossado ou meio desossado. O material de cobertura era em seguida esticado  sobre essa base, a costura não necessariamente correspondente; mangas eram adicionadas. Esse corpo era usado, pelas elegantes, com o longo centro da frente para fora da saia do vestido, mas com as laterais e abas das costas para dentro; estas eram algumas vezes munidas de pequenos ganchos para que as saias pudessem ser presas de forma a permanecerem no lugar.




       Nos idos de 1670 o estilo da veste de fora veio a favorecer e consequentemente as formas estruturadas, usadas por baixo, se tornaram de novo os corpos. Os corpos tiveram até então sido reconhecidas como partes essenciais do vestuário feminino, e os corsetmakers separados dos que faziam os trajes e se tornou um especialista na sua própria linha.
          As longas e estreitas linhas da arquitetura e mobiliária do final do século XVII foram repetidas nas roupas da moda. A esguia linha foi dada aos corpos adicionando mais costuras, que endireitou e tornou cônico para baixo a linha da cintura, e as barbatanas foram inseridas em ângulos sutis para dar elegância para o corpo de outra forma muito rígido; as ombreiras voltaram ao topo dos ombros  para continuas a linha estreita para cima; elas erar unidas à parte traseira e geralmente atadas à frente e algumas vezes elas eram também estruturadas. Corpos deste período podem ser reconhecidos pelo número de costuras e seu acabamento ainda bastante grosseiro. eles eram geralmente cobertos com seda, brocado ou bordados.
            Pelo meio do século XVIII a habilidade técnica dos corsetmakers tinha atingido um grau muito elevado. Além das barbatanas inseridas no corpo do corpo e do busk da frente separado, havia agora ossos de modelagem adicional dispostos dentro do corpo; duas ou mais peças curvas, de barbatana mais pesada, foram colocadas através da parte de cima da frente para dar arredondamento ao busto, e partes estreitas através das omoplatas para manter as costas planas. As direções dos ossos variavam, mas era sempre disposto diagonalmente nas laterais da frente para deixar o corpo cônico. Ao longo de todo o período os corpos foram feitos ou totalmente desossados ou parcialmente desossados. Quando totalmente desossados os ossos ficaram juntos e pode ser são estreito como 4,5cm de largura. Quando é lembrado que toda a costura era ponto-atrás feito à mão, e toda a barbatana de baleia tinha que ser cortada em tiras - a espessura variava de acordo com a posição no corpo - não se pode outra coisa que não admirar os corsetmakers do século XVIII.
           Existe variação também nos métodos de amarração, centro das costas, centro da frente, ambos uma amarração lateral parece ser usada por grávidas. Quando amarrado o centro da frente a abertura é deixada mais larga em cima e afunilada em direção à cintura, o corpete que cobria a pele era separada e inserida logo atrás da amarração ou fixada para cobri-la. Quando o vestido era aberto na frente para mostrar o corpo a amarração era frequentemente uma característica que fazia parte do design do vestido; se o corpete era usado ele provavelmente seria decorado. As melhores espécies de corpos do início do século tinha muitas costuras e belos acabamentos; eles eram comumente cobertos de seda ou brocado, algumas vezes bordados. O corpo Inglês era geralmente mais rígido que o Francês, que nesse período era diferenciado por uma forma mais sutil das costuras. Deve ser lembrado isso: entre 1720-1740 o vestido "battante" era a moda na França; essa longa, larga veste era frequentemente usada aberta e mostrava o corpo embaixo, o que consequentemente era de tamanha importância como o vestido em si. Corpos também serão encontrados cobertos de algodão, o que tem sido armado com peças de base para que a  costura seja visível por fora.



            Cerca da segunda metade do século XVIII os corsetmakers perceberam que era principalmente a direção da barbatana e o apoio dentro de ossos que dão a forma do corpo, então em diante menos costuras eram usadas, a base muitas vezes sendo cortada em seis partes apenas - duas para o centro da frente, duas para o centro das costas, duas abaixo dos braços; isso foi possível por conta do decote mais baixo na frente, que agora parou na altura do busto, enquanto nas costas permanece alto. Corpos deste período têm menos costuras, e são mais comumente cobertos com seda lisa ou algodão; eles eram frequentemente muito rígido e sutil na forma, como os corpos terminados eram moldados para sua forma pressionando com um ferro quente.



             Há ainda outra variação de corpos que é frequentemente negligenciada e essa é o corpo desossado dos vestidos de corte. Quando a moda mudou cerca de 1680 era reconhecido que ombros nus e corset de encaixe reto eram excelentes cenários para muitas joias, bordados pesados, brocados ricos, e rendas usadas por todo o vestido, então o vestido de corpete desossado foi mantido. A costura seguiu a linha d a moda do momento, mas as alças eram sempre usadas para fora do ombro. Na França, esse estilo de corpo, usado com enormes armações de lado e caudas, eram obrigatórias para a veste formal da Corte e permaneceu até a Revolução. Na Inglaterra era menos rígido, e os corpos pesadamente desossados com ombos nus pareciam ser reservados para ocasiões especiais apenas - coroações, casamentos reais etc. Muitos do belos corpos bordados que podem ser vistos em museus pode ter sido originalmente corpos para a Corte; babados de belas rendas podem ter sido usados para as mangas, naturalmente agora perdidos. É óbvio que os corpos muito decorados deviam ficar à vista porque os artesãos desse século nunca desperdiçavam sua arte; semelhantemente, essas partes decoradas na frente somente poderia ter sido usadas com outras roupas abertas na frente. Corpos desse período são sempre difíceis de datar e especialmente aqueles que foram claramente feitos em casa e não por um corsetmaker profissional. Quando muito pequenos são corsets infantis, para isso era hábito coloca-los em crianças - tanto meninos quanto meninas - assim que começavam a andar, a fim de dar-lhes uma postura ereta.
            No final do século XVII algodão estampado chegou na Inglaterra e França do leste. Ele se tornou muito popular e era muito usado e reproduzido que a Indústria da seda e da lã iniciou uma tempestade de protestos. Apesar de leis começarem a proibir a estampa e o uso de algodão e linho elas não alcançaram sucesso, e por cerca de 1759 na França e 1774 na Inglaterra todas essas restrições foram extintas. Inicialmente os vestidos feitos com materiais estampados nas linhas das sedas rígidas, mas gradualmente, com o aumento do uso, esses leves, suspensos algodões começaram a impor seu próprio estilo; um vestido mais largo começou a ser desenvolvido. Os simples vestidos de musselina do 1780, com cintos largos, são bem conhecidos das pinturas deste período. Cerca de 1793 a faixa estreitou e trouxe para a moda uma linha de cintura mais alta. Com esse estilo mais simples corpos mais leves começaram a ser usados, inicialmente cortados como os anteriores mas com menos camadas de materiais e menos desossa; como o corpo do vestido encurtou eles também começaram a encolher, as costas se tornaram ainda mais afuniladas, a frente ainda mais baixa, as abas começam do alto da linha da cintura e eram dispostas inteiramente. Eles podem ser encontrados totalmente desossados, comumente semi-desossados, e algumas vezes praticamente sem desossa alguma.
          No final do século, o resultado caótico da Revolução na França e a admiração do antigo estilo simplista continuam ainda. Todos os materiais excedentes foram dispensados e os corpos seguiram o exemplo, eles se tornaram reduzidos a uma simples faixa ou eram totalmente descartados. O longo reinado da barbatana chegou ao fim.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário