sábado, 28 de junho de 2014

Molde Corset 1890



       Siga o traçado acima e transfira as partes do molde para um papel quadriculado em polegadas.     Cuidadosamente siga as medidas e desenhe todas as direções nas partes do molde (ou simplesmente faça a conversão da imagem e imprima na modalidade de impressão "poster"). 
         Recorte as partes do molde e alfinete ao tecido. O tecido ideal para corset é o algodão, tela, cetim brocado ou lona. O corset não será forrado, portanto um tecido de algodão mais encorpado é sugerido.

       Disponha os moldes cuidadosamente sobre o tecido dobrado. As partes devem ser colocadas seguindo o fio do tecido. Alfinete e corte. o tecido restante será usado para cortar os viés para o acabamento. Use um lápis de tecido para identificar todas as peças pelo avesso.
         Alfinete as partes juntas unidas pelo avesso. deixe os centros da frente e das costas abertos (o da frente só para quem tiver busk ou quiser fazer o fecho de botão ou colchete, embora estes não sejam muito recomendados por não terem muita resistência à pressão). Use o pé da máquina de 1,25cm costure as partes juntas. Essa costura será escondida por tiras de viés. Corte todas as emendas, deixando-as com 0,5 cm e passe o ferro.
        Insira uma fita de cetim ou gorgurão na linha da cintura (faixa de reforço).


        Escolha uma cor complementar para os viés e eles vão acentuar a linha de cintura e a forma do corset. A largura da fita é importante pois vai cobrir a barbatana de metal e ainda deve ter o espaço da costura. 



       Coloque os viés sobre as costuras e alfinete. Costure de ambos os lados, o mais perto da extremidade possível. Cubra todas as costuras. 
       Caso vá colocar o busk, meça a distância da abertura dos encaixes com um lápis e faça a costura intercalando os espaços.


       Para esconder o metal corte uma tira e adicione. Costure a fita na parte aberta como na imagem.


       Encaixe o fecho nas abertura, dobre a ponta da fita para dentre e costure, usando o pé da máquina de zíper o mais próximo possível da extremidade da fita e do metal do fecho.



       Alfinete uma fita de 4 cm na abertura das costas. Faça uma costura de cerca de 1 cm. Passe o ferro de dobre de volta para dentro do espartilho. Costure as duas extremidades. Marque os locais dos ilhoses.


       Insira as barbatanas nos canais formados pelos viés nas costuras. Termine com os viés do mesmo tecido que a peça nas partes superior e inferior. Caso queira, pode ser decorado com rendas ou com barrado inglês com passa fita nas extremidades.


       Fure e pregue os ilhoses.


      Agora é só passar o fio e fazer a amarração!

Fonte: The Little Corset Book, Bonnie Holt Ambrose

2 comentários: